O HTTPS, com um s estrategicamente posicionado no final, arremete à tecnologia SSL (para saber mais, clique aqui).

SSL é, em resumo, uma tecnologia desenvolvida há alguns anos para que as pessoas possam navegar na web e trocar informações com maior segurança. O maior diferencial do https está justamente relacionado ao protocolo de conexão anterior, o famoso http. Este protocolo é utilizado em ampla escala, desde a expansão do uso da internet aos usuários comuns. O que os difere? A segurança.

O http permite que você conecte seu navegador a um site, mas é muito mais vulnerável. Esses sites não oferecem a mesma segurança, pois não contam com a tecnologia e proteção alocada nos https.

Ainda assim, não quer dizer que o HTTP seja inseguro: não! Ele só é mais vulnerável, e a internet é grande demais para que você decida correr o risco de utilizar um site em HTTP. Afinal, os concorrentes oferecem o mesmo produto ou serviço e, de quebra, estão alocados em HTTPs.

Com a ação do SSL, suas informações contam com garantias sobre proteção, verificação e autenticidade. Assim, é muito menos provável que você passa por situações como ataques externos ou roubo de informações (pessoais, profissionais, financeiras, etc.).

Com isso tudo, é notório que oferecer um ambiente com navegação segura é muito mais do que uma preocupação pessoal. Isso torna a experiência da visita do usuário muito melhor e mais atrativa, já que seu site reflete diretamente a ideia de credibilidade e cuidado.

De acordo com estatística do Google e Mozilla, o número de sites com o https é maior do que os não utilitários. Assim, os leads provavelmente esperarão que o site conte com o padrão de segurança mais utilizado.

Isso está ligado à credibilidade do seu site, que corresponde à necessidade da padronização necessária – e que não deve ser ignorada, em hipótese alguma.

O uso deixou, então, de ser uma tendência de marketing. Agora, se tornou um modelo a ser seguido por aqueles que desejam sempre estar no topo. Portanto, é necessário se manter atualizado quanto às necessidades do mundo virtual.