Se você tem um site em wordpress confira aqui a lista de plugins que você não pode deixar de ter. Esses plugins servem para melhorar o SEO do seu site ou blog, a segurança, deixar o seu site mais rápido e também para que você possa receber comentários em suas publicações. Abaixo temos uma lista recomendada de plugins que você pode instalar gratuitamente.

Plugin para SEO

SEO é um conjunto de estratégias para fazer com que seu site ser encontrado nos mecanismos de busca. Sabe quando você procura um assunto no Google e aparece aqueles resultados na primeira página? O que faz para que ele esteja bem ranqueado é um bom SEO.

Um dos melhores plugins para SEO, sem dúvidas é o Yoast SEO.

Yoast SEO

Yoast SEO

Há vários plugins de SEO no wordpress, mas o Yoast SEO é o que possui uma interface mais amigável e entrega os melhores resultados. 

O que faz com que o Yoast seja tão bom é que ele ajuda o administrador no processo de otimização do site, abrangendo melhorias em cada página individualmente e também em outros fatores que influenciam o ranqueamento do site como o metatags, sitemap, metadados, backlinks, títulos e outros.

Alternativa ao Yoast SEO

Como ele é um pouco difícil de ser configurado, caso você esteja procurando uma alternativa mais simples para começar indicamos o SEO Cleaner. 

Este plugin vai te ajudar a retirar todo o lixo do seu site, para que o Google queira sempre visitá-lo. Nada de código desnecessário criado pelo WordPress.

Dica extra

É bom lembrar que não é muito legal ter vários plugins instalados, quanto maior a quantidade de plugins, mais o seu site fica pesado. Fora isso ter dois plugins para SEO pode fazer com que um atrapalhe nas configurações do outro. Então caso você opte por um, não instale o outro.

Plugin para deixar o seu site mais rápido

Um plugins que indicamos para deixar o seu site mais rápido é o WP Super Cache.

WP Super Cache

WP SUPER CACHE

Este é um plugin de cache, como o próprio nome já diz. Ou seja ele faz alguns armazenamentos de arquivos no navegador do usuário para que da próxima vez que ele for acessar o seu site, ele vai estar muito mais rápido pois só alguns arquivos vão ser carregados.

Plugin para Segurança

O WordPress sofre muito com a má fama de inseguro. Boa parte disso se dá pela má utilização do usuário, mas na maior parte dos casos tudo isso seria evitado com boas ferramentas e manutenção de plugins.

O plugin de segurança mais conhecido é o Wordfence.

Além disso, vale lembrar que a Volarehost possui um firewall de segurança bem potente que protege o seu site contra ataques DDoS, SSL Let’s Encrypt, spams e vírus. Tudo pronto para te defender totalmente contra pessoas má intencionadas.

Wordfence

WORDFENCE

O grande do WordPress é a possibilidade dele pode sofrer pequenos ataques através de arquivos minúsculos que dão acesso aos invasores com portas muito difíceis de serem fechadas. No entanto o plugin wordfence é a ferramenta ideal para evitar tais ataques e dores de cabeça.

O Wordfence adiciona um firewall ao seu site, que monitora o tráfego com finalidade de evitar ameaças como brute force, defacements e outros problemas comuns. Ele também realiza relatórios com acessos suspeitos para que você tome alguma das ações recomendadas. A versão grátis do plugin já é muito boa para tudo que um site ou blog precisa. Se você lida com pagamentos pelo seu site ou sistemas de cadastro de dados do usuário tais como CPF, número de telefone e e-mail é uma boa opção verificar a opção paga.

Plugin para backup

Se você já decidiu trocar o tema no WordPress, cometeu algum erro e não possuía backup, vai entender do que estou falando. Para não precisar realizar backups manuais várias vezes recomendamos o plugin BackWPup.

BackWPup

BACKWPUP

O BackWPup faz um backup automático do seu site wordpress e é compatível com várias ferramentas já disponíveis como: Dropbox, Google Drive, e-mail e outros. Você pode configurar uma rotina automática para fazer o backup do seu site que depende muito da quantidade de conteúdos novas que você tenha. Caso você só tenha conteúdo novo uma vez por semana, realizar um backup uma vez por mês já está ótimo.

Plugin para comentários

Quer receber comentários no seu post? Recomendamos o plugin Disqus. Mesmo que o seu tema wordpress já possua a opção de comentários, o Disqus tem uma interface muito mais amigável e permite que seus visitantes possam comentar sem precisar de cadastro, pois ele pode se conectar direto com as redes sociais que ele possui.

Disqus

DISQUS

O Disqus é o sistema de comentários mais popular da web e é confiado por milhões de editores para aumentar o engajamento do leitor, aumentar o público e o tráfego e gerar receita com conteúdo. O Disqus ajuda editores de todos os tamanhos a se envolver diretamente com o público para conquistar a lealdade, manter os leitores e promover comunidades prósperas. Disqus instala em minutos e importa automaticamente seus comentários existentes.