Se você é novo no assunto, saiba que as Cron Jobs são como tarefas agendadas: elas são executadas de maneira automática de tempos em tempos.

Analogamente à vida real: sabe quando você faz o jantar ou limpa seu quarto? Isso provavelmente é feito a partir de um intervalo de tempo. 2 em 2 dias? As Cron Jobs funcionam exatamente assim.

O termo está mais ligado aos sistemas UNIX e Windows. Dessa forma, o que for abordado aqui se liga integralmente ao Linux. Se você utiliza o Windows, verifique suas tarefas agendadas; por lá é possível encontrar uma interface inteira para trabalhar com essas funcionalidades.

Pra que utilizar Cron Jobs em um site/sistema online?

Comumente, as Cron Jobs são utilizadas como rotina de backup. Scripts com rotinas diárias [ou até os mais demorados] utilizam o backup do site e banco de dados como reserva, por exemplo.

Por isso, você pode utilizar uma Cron para quase tudo o que desejar. Seu uso mais comum consiste em rotinas de atualizações, backups, limpeza, etc.

Como criar as minhas primeiras Cron Jobs?

Sobretudo se você utiliza o cPanel, basta verificar o painel de controle. Ele conta com uma interface web justamente dedicada para o gerenciamento dessas Crons.

Ainda assim, se você não tem acesso a isso, vá direto ao Shell ou terminal do servidor que você utiliza e dê início ao processo. A definição de uma Cron Job consiste em uma linha utilizando 6 valores separados por espaço.

  • Para uma Cron Job todo dia às 06:00h:

0 6 * * * linha-de-comando

  • Cron Job que rode as 12:30h, de segunda e sexta:

30 12 * * 1,5 linha-de-comando

  • Cron Job para a meia-noite, de três em três dias:

0 0 */3 * * linha-de-comando

  • Cron Job para todos os dias, a cada duas horas:

0 */2 * * * linha-de-comando

Instalando suas Cron Jobs

Por fim, basta salvar o conteúdo personalizado de suas Crons, uma por linha em qualquer arquivo terminado em .txt e colocar o seu e-mail na primeira linha do arquivo:

MAILTO=meuemail@meudominio.com

Isso vai fazer com que quaisquer erros sejam enviados para o e-mail descrito. Depois, vá até o seu terminal e chame o seguinte comando:

crontab cron.txt

Uma vez que tudo tenha sido feito corretamente, sua Cron foi instalada com sucesso. Agora você poderá conferi-la na lista de Crons em funcionamento!