Se você tem um serviço de hospedagem web com base em servidor Linux, é recomendado um painel de controle para gerenciamento de serviços.

O cPanel, painel de controle com maior recomendação, dispõe de interface facilitada, composta por diversas funcionalidades, que te permite gerenciar de maneira mais fácil a sua hospedagem. Além de tudo, ele é totalmente traduzido pro português e utilizado por milhares de milhões de administradores.

Como acessá-lo?

Para acessar o cPanel, acesse o seu website através do seu browser e barra de navegação [www.dominio.com.br/painel]. Ao abrir a página, basta fazer o login com seu usuário e senha para adentrar ao painel.

Depois de logar no Painel de Controle, você vai encontrar diversos recursos.

Gestor de E-mails

Com ele você poderá configurar e controlar contas de e-mail pelo cPanel, adicionar, apagar ou alterar definições em suas contas, bloquear e-mails indesejados, criar redirecionamentos e controlar listas de e-mail de marketing.

Espaço para utilização

Você poderá verificar diretamente pelo painel a quantidade total de espaço utilizado pelos seus diretórios e subdiretórios. Isso te ajuda a melhorar o gerenciamento de hospedagem na web.

Backup

O seu servidor permite realizar backups periódicos para fins de segurança. O cPanel, porém, tem um backup que possibilita armazenar o diretório Home, banco de dados e filtros previamente configurados. Assim, você conta com muito mais segurança para utilizar e descarregar seus arquivos onde quiser.

Banco de Dados MySQL

Com ele, você poderá configurar sozinho os seus bancos de dados. Atribua os nomes, permissões e utilizadores que desejar. O MySQL através do cPanel permitirá que você tenha total controle e defina como acontecerá o acesso remoto.

Estatísticas de Acesso

Saiba como os visitantes do seu site andam se comportando através da série de estatísticas que o cPanel reúne. Com isso, você vai conhecer o desempenho do seu site sob diversos aspectos como: quantidades de visitas, ficheiros visitados, tráfego de acesso e muito mais.

Redirecionamentos

Com essa ferramenta você poderá redirecionar diretórios do seu site para qualquer outra página da web. Esse recurso pode se tornar crucial em casos específicos, principalmente durante mudanças de domínio ou inexistência de páginas.