Segundo dados levantados pela Hootsuite e We Are Social, já são 4 bilhões de pessoas conectadas na internet, mostrando que mais da metade da humanidade já tem acesso a web, já que a estimativa é que somos 7.6 bilhões de pessoas. Dessas, cerca de 3,2 bilhões de pessoas utilizam as redes sociais.

No entanto, um dos pontos que mais chama a atenção é que há 5,1 bilhões de smartphones ao redor do mundo, representando um número maior que a quantidade de pessoas conectadas a internet. Desses, 2,9 bilhões utilizam o smartphone para conectar-se a internet, representando 39% de toda a população do planeta.

Já o Brasil é o terceiro país que passa mais tempo online, tendo uma média de 9h e 14min. A Tailândia está em primeiro lugar com 9h38 e logo em seguida vem Filipinas, com 9h24. A pesquisa avaliou usuários de 16 a 64 anos de idade a partir de qualquer dispositivo.

Quanto aos países mais conectados, o Catar e Emirados Árabes ocupam a primeira posição com 99% de penetração da internet, ou seja, praticamente toda a população está conectada a web. no outro extremo, o país menos conectado é a Coreia do Norte, como é de se esperar, com apenas 0,06% da população com acesso a web.

Já para acessar a web, os dispositivos móveis são o principal veículo, representando 52%, enquanto os desktops e laptops ficam com 43%. Os tablets são usados apenas por 4% da população, e outros dispositivos representam apenas 0,14%.

Dados levantados pelo Facebook mostram que homens entre 26 e 34 anos são as que mais acessam a rede social, representando 17% do total de usuários. As mulheres são maioria em países como Belarus, com 58%, Ucrânia, com 57% e Moldávia e Rússia, ambos com 56%, enquanto os homens são maioria no Iêmen, com 85%, Afeganistão, 84%, Chade e Sudão do Sul, com 82%.

Por fim, o estudo também levantou dados sobre o comércio eletrônico, mostrando um crescimento também nessa área. Em 2017 foram 1.77 bilhão de pessoas que adquiriram algum produto através do e-commerce, totalizando gastos de US$ 1,4 trilhão ao redor do mundo. Entre os países que mais adquirem produtos pela internet estão, Reino Unido, com 78%, Coreia do Sul e Alemanha, com 74%, Suécia e Estados Unidos, com 69%. Já no Brasil, 45% dos usuários já compraram pela internet.