Os backlinks são links em posicionamento estratégico em um texto ou artigo. Eles existem a fim de guiar o leitor para sua página do blog ou site, com conteúdo relevante e ligado ao que se está lendo. O objetivo é expandir o conhecimento e o acesso do leitor, de forma que ele gere tráfego de qualidade e navegue pelas páginas do site

Links representa uma das palavras mais utilizadas por quem é assíduo frequentador do mundo do SEO. Não é à toa: a linkagem entre as páginas é uma excelente estratégia para que você esteja sempre muito bem ranqueado em sites de busca. E, assim, conte com um maior fluxo de visitas naturais devido ao seu posicionamento na internet.

Ainda assim, você quer saber o que significa o termo backlinks? Na tradução livre, são ‘links por traz’ sendo eles por traz de algo. No caso, são links posicionados de maneira otimizada em seu texto. Eles estão por traz de outras páginas de acesso.

Os backlinks guiarão o leitor até outro conteúdo, que tenha ligação com o qual ele já está lendo.

Eles podem ser ligados a páginas internet, ao seu próprio conteúdo, ou externas, levando o leitor a outro site ou blog. Além disso, existem vários tipos de backlinks, entre eles:

  • Link Juice: trazem o leitor de uma página para algum dos seus artigos ou até mesmo a página inicial do blog, contribuindo para o rankeamento do site nas buscas; ele melhora a autoridade do domínio.
  • Nofollow links: se o link conta com a tag nofollow, a ligação com ele não é totalmente realizada. A tag é utilizada para impedir que links adicionados por spam, por exemplo, sirvam de backlinks para outros sites, já que não são muito confiáveis.
  • Dofollow links: esse, ao contrário do tópico anterior, permite que os links adicionados funcionem como backlinks válidos.
  • Root Domains links: se refere ao número de backlinks que chegam ao site a partir de um único domínio; mesmo se o site contiver uma série de links apontados para o seu blog, será considerado apenas um único.
  • Low Quality links: são links de baixa qualidade, geralmente originados em diretórios de sites ou sites de spam, por causa de sua baixa relevância pode prejudicar o serviço de rankeamento.
  • Internal links: os mais comuns, são os que ligam uma página a outra dentro do mesmo domínio; permitem ligar suas próprias páginas com assuntos interligados a fim de manter o leitor naquele site por mais tempo.
  • Anchor text: é uma parte do texto utilizada para hiperlink, chamada de texto âncora; esse tipo de backlink funciona quando você está tentando ganhar notoriedade a partir de algumas palavras-chave.