MySQL é um banco de dados de código aberto dos mais populares do mundo, sendo utilizado na maior parte das aplicações gratuitas para gerenciar bases de dados.  Possibilita a entrega econômica de aplicativos de banco de dados confiáveis, com alto desempenho. O MySQL é adepto à linguagem SQL, sigla para Structure Query Language ou, em português, Linguagem de Consulta Estruturada. É ue é a linguagem mais popular para inserir, acessar e gerenciar o conteúdo armazenado num banco de dados.

O cPanel é um painel gerenciador de domínios muito utilizado no mercado virtual, possui interface prática e dinamizada munido de funções com utilização de fácil acesso.

Para começar, é necessário saber que a quantia de bancos de dados capazes de serem criados vai depender do plano de hospedagem ao qual você aderiu, mas é possível verificar rapidamente entrando em contato com a equipe do Suporte Volare Host.

Para criá-lo, abra o cPanel, encontre a seção Base de Dados, e clique no ícone Banco de Dados MySQL; digite o nome do novo banco de dados e aperte em Criar Base de DadosDigite o nome de seu novo banco de dados MySQL e clique em “Criar Base de Dados. Aguarde a mensagem e verifique se o seu banco foi criado com sucesso.

Para usar o banco de dados em aplicações na web ou ter acesso remoto é preciso configurar um usuário com as permissões necessárias. Para isso, basta adicionar um novo usuário na opção Usuários MySQL e aguardar carregar a página seguinte para adicionar e configurar tais permissões de acesso: como trancar tabelas, cria-las, alterar ou atualizar o banco e até mesmo removê-lo.

Pronto! O seu banco de dados foi criado e devidamente configurado, e agora você poderá guardar dados do seu site ou sistema, além de instalar aplicações e utilizá-lo de diversas outras maneiras ao seu gosto.