O Servidor VPS, virtual private server, como foi explicado aqui, é um servidor virtual que tem toda sua funcionalidade a partir de um servidor físico, mas no qual seus recursos e capacidades são armazenados através de softwares virtuais privados.

Todos os dados de um servidor VPS são divididos em ambientes virtuais exclusivos em relação aos sites existentes dentro daquele servidor físico. Dessa forma, garante-se que um único site não influencie na funcionalidade de outros sites ou aplicações hospedadas no mesmo servidor.

Tudo isso ocorre porque, principalmente, cada site conta com seu próprio servidor virtual, com recursos e ambientes próprios. Ele utiliza, também, o seu próprio sistema operacional, independente daquele utilizado por clientes do servidor físico.

Um VPS funcionará basicamente como um servidor dedicado, mas alocado em um servidor físico compartilhado. A grande diferença está, principalmente, em que no VPS o usuário tem acesso root [podendo realizar configurações e instalações a sua maneira] e isso não é possível no caso de uma hospedagem compartilhada. A liberdade no acesso se dá justamente por causa da virtualização e individualização do serviço.

Não somente, cada um dos servidores VPS existentes contam com seus próprios recursos, capacidades e limitações. Isso tudo de forma que não interfira em outras hospedagens do mesmo servidor físico. Essas características fazem com que ele seja uma das melhores opções intermediárias do mercado. Principalmente em comparativo de seu espaço, desempenho e adequação às necessidades dos usuários.