Os plugins disponibilizados na plataforma WordPress somam, até o momento, pouco mais de 45 mil. Com tantos para escolher, fica difícil encontrar aqueles que se adaptam realmente as suas necessidades.

O grande problema nas listas elaboradas internet a fora é que elas mostram somente os plugins com maior número de adeptos. Ainda assim, há milhares de outros que são muito melhores, mas você nunca ouviu falar. Encontrá-los pode parecer difícil, mas nós vamos te dar algumas dicas.

De início, se atente a identificar quais são suas prioridades. Assim, você vai entender quais plugins são essenciais para o seu blog em situações como desempenho, popularidade, segurança, rankeamento e várias outras questões.

São os plugins que permitirão acrescentar funcionalidades e personalidade ao seu blog em poucos cliques. Para isso, escolhemos cinco dentre a imensidão deles, para te aconselhar no uso.

Akismet

É essencial manter sua plataforma blindada e longe de possíveis ataques. Os hackers utilizam bots para descobrir falhas e possíveis furos vulneráveis na sua estrutura e ganhar acesso ao seu blog.

Para evitá-los, uma das melhores opções disponíveis é o Akismet. Sua função principal é evitar o SPAM nos comentários – o que pode gerar grandes dores de cabeça para blogueiros ou administradores.

Por mais que você tente bloqueá-los, sempre haverá um modo diferente para que eles continuem a atrapalhar os seus negócios. Com o plugin, bastam alguns cliques e ele já está ativo!

Anti-Malware Security e Brute-Force Firewall

Este scanner de malware vai te ajudar a procurar vírus, falhas, vulnerabilidades e quaisquer outros tipos de ameaças à segurança do seu servidor. Além disso, ele também conta com funções que te ajudam a corrigir estes problemas.

Sozinho, ele pode executar uma série de verificações para remover ameaças de segurança e backdoor scripts.

Rankie

Não só a segurança é importante, como o modo como a divulgação dos seus serviços são divulgadas. Para isso, trazemos o Rankie.

Este plugin te ajudará a acompanhar as estatísticas de rankeamento no Google, com olhares atentos – principalmente – para a posição das palavras-chaves utilizadas por você.

Ele vai atualizar as posições das palavras-chave diariamente e gerar relatórios de serviço. Ele integra, ainda, uma poderosa ferramenta de pesquisa capaz de gerar imensas listas com palavras que podem te ajudar.

SEO Cleaner

O Yoast SEO é incrível? Sem dúvidas. Mas já é muito batido e não estamos aqui para falar sobre usualidades.

O SEO Cleaner é o que podemos chamar de recepção calorosa e casa limpa. Este plugin vai te ajudar a retirar todo o lixo do seu site, para que o Google queira sempre visitá-lo. Nada de código desnecessário criado pelo WordPress. Nunca mais!

Publicize

Por fim, não só são necessárias técnicas para rankeamento como também são fundamentais estratégias que nos permitam maiores compartilhamentos e engajamento social.

Ações como essa fazem com que os seus leitores compartilhem o conteúdo que estão recebendo e gerem mais visitas – de maneira orgânica, não paga. Assim, ele estará limpo, seguro e muito bem frequentado.

O Publicize faz parte do pacote Jetpack do WordPress e é muito útil. Depois de ativado e configurado, seus posts serão automaticamente enviados para perfis no Facebook, Google Plus, LinkedIn e vários outros.