Criar um blog é um passo importante para dar início à disseminação de conteúdo pessoal. Não somente, é possível gerar também conteúdos profissionais ou empresariais. O mercado conta hoje com diversas plataformas disponíveis, gratuitas ou pagas, para que você escolha a que mais se adapta as suas necessidades.

As opções disponíveis agradam todos os gostos e assuntos: culinária, decoração, esportes, lazer, viagens, etc. E, dentro das estratégias de produção de conteúdo, escolher qual é a plataforma que carregará o seu blog é muito importante. O objetivo deve ser claro: se tornar referência no assunto que você escolheu abordar.

Para isso, vamos te ajudar com as cinco melhores plataformas [ou mais conhecidas] para que você se posicione de uma vez por todas na internet.

BLOGGER

Blogger, ou o tão famoso Blogspot, é uma plataforma gratuita amplamente utilizada para produção de blogs e conteúdo. Foi aqui que VÁRIOS nomes importantes nasceram e se colocaram no mercado virtual, principalmente blogueiras e youtubers super destacados hoje em dia.

O Blogger é interessante ainda, principalmente, por se preocupar com o lançamento de novos usuários no mundo virtual. Para isso, entre suas maiores vantagens a gente pode encontrar hospedagem e utilização 100% gratuita, inserção de publicidade e facilidade de uso para iniciantes.

A principal vantagem em seu uso é a dinamicidade e facilidade para alterar configurações e seu layout. Porém, por ser uma plataforma XMl, é necessário um pouco mais de trabalho durante a edição geral. Mas, não há nada que o impeça de pesquisar sobre a ferramenta no Google e aproveitar suas incríveis vantagens.

JIMDO

O Jimdo é uma plataforma super simples de utilizar e pode ser customizada até mesmo através de smartphones e tablets. Ele é uma excelente opção para estabelecer estratégias digitais e para quem quer mais dinamicidade no momento da criação de seu blog.

Todos os passos para a construção do portal são demonstrado de maneira bastante prática, enquanto aos demais. E para fazê-lo, basta que você escolha entre os layouts disponíveis, escolha o nome do site, clique em Criar Página e o aplicativo vai criar automaticamente a página para geração de conteúdo.

Fácil e rápido, direcionado para usuários que não têm tempo a perder.

TUMBLR

Nenhuma plataforma virtual se popularizou tanto entre o mundo jovem quanto o Tumblr.

Sua estratégia de marketing digital é a interface inteiramente minimalista, em que a exposição do conteúdo faz parte do design da página. Ele é hoje uma das melhores plataformas existentes. Mesmo assim, é subestimado e pouco procurado pelos usuários formais para produção de conteúdo.

Geralmente, é muito utilizado pelo público adolescente e para produção de conteúdo pessoal. O maior atrativo jovem está em sua maneira rápida e instantânea de disseminação. Fora isso, conta também o conteúdo popular e design digitalmente diferenciado da concorrência.

WORDPRESS

Essa plataforma não foi listada entre as melhores sem motivo.

O WordPress conta com a mais ativa comunidade da internet em relação a produção de artigos, gerenciamento de sites e utilização profissional-empresarial. A plataforma é muito procurada por ser fácil, dinâmica e conta com serviços únicos, como plugins e utilitários. É utilizado desde iniciantes que procuram hospedagem de site gratuita a grandes empresários que desejam disseminar seus trabalhos e ações.

Sem comentários: é a maior e mais prática plataforma entre a concorrência.

JOOMLA

Apesar da fama do WordPress ser grande, há quem ateste a integralidade do Joomla.

Essa plataforma é muito utilizada em vários âmbitos: de pequenos sites a grandes portais particulares. Ele conta com uma comunidade bastante diversa, de micro a macrosites sustentados pela plataforma.

Quando se fala em Joomla, a gente pode pensar em grandes portais, como o Facebook por exemplo. Afinal, é um sistema de gerenciamento de conteúdo 100% customizável e mantido por webmasters do mundo todo.

Por sua robustez, ele atrai um público voltado a empresários. Estes, por sua vez, sonham com o crescimento de seus sites e a macro produção de conteúdo otimizado para a internet.