O WordPress é o CMS (Content Management System) mais popular do mundo. Pode até ser que você não goste da interface ou dos plugins para ter acesso a recursos extras, mas ele é muito bom no resto.

É por isso então que você pode começar a considerar a hipótese de utilizar alternativas ao WordPress. A boa notícia é que existe uma enorme variedade de alternativas excelente para sua utilização. E, nesse artigo, listaremos três das melhores opções encontradas no mercado.

Ghost

É um outro CMS muito popular de código aberto, voltado para a criação de blogs com mais estilo ou publicações online. Conta com diversos recursos muito versáteis voltados para a personalização dos layouts da página. Traz ainda opções como agendamento de postagens e inclusão de códigos de análise de dados. Além de tudo, a interface é simples e é possível otimizar e produzir conteúdo com vários canais de distribuição.

Seus principais recursos são o gerenciamento de inscrições e recursos de integração com feed RSS, markdown para formatação de texto, ferramentas de administração de acesso e permissões e integração AMP para rápido carregamento das páginas.

Ele conta com vários planos de uso e o mais básico, Personal¸ inclui um blog por US$ 19.

Textpattern

É uma das mais leves alternativas ao WordPress. É construído com linguagem simplificada, mas conta com diversas técnicas de estruturação do conteúdo. A linguagem é amigável aos iniciantes e a plataforma traz excelente suporte e tutoriais de ajuda.

Semelhantemente ao WordPress, o Textpattern conta com recursos expandidos a partir de plugins e front-end e back-end disponíveis para uso. Todos podem ser ajustados para atender necessidades personalizadas. em suas principais ferramentas temos a incorporação de recursos simples para gerenciamento de comentários e recursos de customização.

Sobretudo, o Textpattern é gratuito.

Tiki Wiki

O Tiki Wiki é concentrado em atuar com menos extensões de terceiros e mais com recursos principais. Por isso, traz um framework poderosíssimo, fácil de atualizar e destinado – principalmente – para projetos colaborativos ou sites com recursos de redes sociais.

Ele é fácil de ser instalado, conta com muitos guias de suporte, e é muito seguro [com construção a partir do MySQL e Bootstrap, duas tecnologias das mais confiáveis já disponibilizadas]. Esses recursos fazem desse CMS uma escolha excelente para qualquer desenvolvedor.

Sobretudo, seus principais recursos estão na interface simples, sistema de rastreamento de banco de dados, imensa variedade de editores de conteúdo e opções de gerenciamento. E, por fim, gerenciadores de associação de recursos e facilitação de pagamento.

O Tiki Wiki é totalmente gratuito.