FTP sigla para File Transfer Protocol (traduzido em português para Protocolo de Transferência de Arquivos) é uma forma prática e de fácil acessibilidade para a transferência de arquivos muito utilizada na internet.

Desde o início, o FTP é muito utilizado para enviar arquivos para armazenamento na web de forma versátil, servindo por base para que os adeptos enviem e recebam documentos da rede através de um endereço específico para cada navegador ou até mesmo por softwares prontos para serem instalados em sua máquina. Em suma, é uma pasta hospedada por um servidor na internet para acesso dos seus clientes.

Toda a transferência é realizada entre servidores e clientes. Inicialmente, é o lugar onde os arquivos ficam alocados e posteriormente é quem realiza a ação. A conexão é autenticada através do nome de usuário e servidor em um IP próprio e específico. O FTP é geralmente utilizado por aqueles que tem acesso a discos na web e para aqueles que criaram um site e possuem sistemas de hospedagem.

É plenamente possível criar um FTP através de uma máquina ou possuir acesso a um disco já criado que foi compartilhado com você. Para a criação é necessário utilizar programas específicos como Guild FTP, onde todo o processo é simplificado e é necessários seguir poucos passos para concluí-lo. Já, se você precisar não mais que ter acesso a um servidor já existente, é possível executá-lo tanto pelo software como também pelo acesso à internet.

Os softwares mais conhecidos são Filezilla e SmarFTP para Windows, enquanto há o Cyberduck para Mac e também o Kasablanca para o sistema Linux. Cada um destes possui peculiaridades e funções próprias, enquanto a sua base é comum: insira o IP do seu servidor, login e senha e a conexão será realizada automaticamente.

Ainda assim, se preferir entrar no FTP sem utilizar um programa, é só digitar ftp://numero do ip no navegador, logar e pronto. O mesmo acesso, ainda que sem utilizar um software.